5 vantagens da gamificação nas empresas

Você sabe o que significa o conceito de gamificação nas empresas? Nunca ouviu falar? Apesar de ser um termo comum atualmente, muitas pessoas ainda não ouviram falar sobre isso ou não sabem ao certo o significado. Se esse for o seu caso também, então continue lendo este artigo para descobrir.

O que é gamificação nas empresas?

O termo vem da palavra gamification que nada mais é do que uma estratégia usada na atualidade por empresas através de games. Após ser introduzida, essa estratégia vem ganhando cada vez mais força, tanto no Brasil quanto no mundo todo, e existem inúmeras empresas que hoje já usam a gamificação.

E não é para menos, afinal as pessoas tendem a se envolver muito facilmente em jogos, pois eles têm o poder de capturar a atenção e fazer com que haja uma interação maior. Já reparou quantos adultos gostam de jogar videogames e jogos em geral?

Nesse sentido, a gamificação nas empresas trouxe inúmeras vantagens, e separamos as cinco principais para você entender melhor esse assunto.

Vantagens da gamificação para empresas

A gamificação nas empresas é um processo acessível

Há pouco tempo atrás, os treinamentos empresariais eram, em sua maioria, monótonos, com aulas presenciais, manuais, livros, etc. Normalmente, os funcionários pouco absorviam o conteúdo repassado e a cada viagem de negócios precisavam folhear o manual para relembrar o que foi transmitido.

Com a gamificação, os treinamentos passaram a ser mais dinâmicos e acessíveis a um maior número de funcionários.

Através dos jogos, os colaboradores da empresa passaram a absorver o conteúdo de forma mais fácil, não precisando recorrer a antigos manuais em caso de dúvidas.

É surpreendentemente divertido

Ao aplicar a gamificação em treinamentos e deixar a criatividade falar mais alto, criando inclusive níveis de conquista dentro do jogo, o funcionário irá se divertir aprendendo.

Isso ocorre porque ele acaba “viciando” no jogo e, quanto mais ele jogar para passar de fase, mais ele aprenderá sobre o assunto de forma divertida.

Pare para pensar: quantos funcionários irão sair da empresa após o expediente para ler um manual de treinamento? E quantos passarão a noite jogando? É uma grande diferença, não é mesmo?

Gera uma competição saudável

Qualquer tipo de jogo, seja ele presencial ou eletrônico, tem sempre um ganhador e um perdedor, ou até mesmo um empate.

Isso estimula as pessoas, uma vez que elas procuram dar o melhor de si para saírem vencedoras. Por essa razão, a gamificação gera uma competição saudável e, quanto maior a dedicação do colaborador no jogo, maiores serão as chances de ele ganhar. Logo, quem está ganhando de verdade é a empresa com funcionários mais comprometidos.

Estímulo através de recompensas

Mais do que vencer, a recompensa é a conquista que todos buscam quando disputam um campeonato, não é mesmo?

Todos querem ser campeões para receber um troféu ou até mesmo um prêmio pelo desempenho e dedicação.

Nesse sentido, a empresa precisa criar um plano de recompensa, que ao final será distribuído para o funcionário vitorioso ou para a equipe vitoriosa, dependendo da dinâmica do jogo.

Gera insights gerenciais

Através dos jogos, os gerentes podem acompanhar o desempenho da sua equipe e avaliar quais são os colaboradores que estão jogando, quais estão encontrando dificuldades, quais estão se destacando e quais não estão jogando.

Com isso, é possível criar estímulos para os que não estão jogando interagirem mais, ajudar aqueles que estão enfrentando mais dificuldades e bonificar os que estão se destacando, gerando uma competição sadia e proveitosa para todos.

Como você pode observar, as vantagens de aplicar a gamificação nas empresas são grandes e, por esse motivo, já existem inúmeros exemplos de organizações que fazem isso. Então, mãos à obra!

Top 7 jogos de tabuleiro para iniciar a sua coleção

Os jogos de tabuleiro atuais vêm retomando o seu lugar mesmo em meio à era dos games digitais. A reformulação dos jogos passados e a produção de board games relacionados a séries e personagens do mundo geek, incentivaram os antigos jogadores de videogame a adotarem esse novo passatempo.

O mercado de jogos de mesa só tende a crescer. Dados demonstram que o faturamento nessa área cresce em uma taxa de 10% ao ano. No Brasil, é evidente um crescimento de público a procura desses jogos, muito utilizados nas reuniões entre amigos e bares específicos.
Os benefícios dos jogos de tabuleiro são variados. Estudos demonstram a capacidade que eles têm de melhorar as noções de cooperação entre jovens adultos. Além disso, evidências apontam que jogos de tabuleiros modernos são eficazes como ferramentas de inclusão social.

Sendo assim, eles são importantes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais por atuarem diretamente no raciocínio lógico e na capacidade de socialização.

No entanto, apesar das vantagens e do avanço em sua popularidade, muitos ainda desconhecem esse entretenimento. Para ajudar aqueles que se interessaram pelo assunto e que não sabem por onde começar, segue abaixo uma lista dos melhores jogos de tabuleiro para iniciantes.

Fonte: Meeple Lady

Top 7 jogos de tabuleiro para iniciantes

Catan

É um jogo de construção, no qual cada jogador deve negociar para que haja um progresso. Ganha quem conseguir construir mais utilizando as matérias-primas existentes. É classificado como de média dificuldade e é recomendado para até 4 jogadores.

Zombicide

O interessante desse jogo é que os participantes devem trabalhar em equipe para sobreviver aos ataques dos zumbis. Não se trata de um jogo de competição, mas sim de colaboração. É possível jogar com até 6 pessoas e é de dificuldade mediana.

Kingdomino

Os participantes devem construir o seu reino utilizando peças e regras semelhantes ao do dominó. É um jogo de partida rápida, recomendado até para crianças pequenas, pois é muito simples de se jogar.

Pandemic

Mais um jogo colaborativo no qual os jogadores devem combater surtos de epidemias utilizando suas habilidades na área da saúde, ciência e tecnologia. É um jogo de dificuldade média e é recomendado para até 4 jogadores.

Puerto Rico

É um jogo de estratégia e competição. Sua missão é plantar, colher e enviar suprimentos para a metrópole. O jogo permite até 5 participantes e é considerado difícil.

A Game of Thrones

A missão desse jogo é conquistar novos territórios, competindo com os outros jogadores. Para quem é fã da série e dos livros, vale o investimento. Neste jogo é possível participar até 6 jogadores e é considerado de difícil jogabilidade.

7 Wonders

Expandir, explorar e investir na sua cidade são as missões desse jogo que geram pontuações. Ao somar os pontos, vence quem fizer o maior número. É um jogo difícil e recomendado para até 7 jogadores.

Para os jogadores iniciantes conhecerem tantas novidades, há diversas empresas que oferecem jogos de tabuleiro como estes para aluguel ou jogar no local. 

É uma ótima possibilidade para quem procura entretenimento e deseja experimentar uma variedade de jogos sem precisar investir em jogos de tabuleiro que desconhece.

O que é e como funciona uma Tabuleiria?

Por se tratar de um termo novo muitas pessoas se perguntam o que é e como funciona uma tabuleiria, isso é realmente muito comum.

Uma tabuleiria ou luderia é um bar com jogos de tabuleiros. Nesses locais, é possível encontrar uma variedade de board games, jogos de cartas e de RPG. Com a proposta de agradar a todos os gostos, o bar com jogos de tabuleiro é uma boa alternativa para quem deseja se divertir com os amigos.

Como funciona uma tabuleiria?

Além de ser um bar, café é também uma loja de jogos de tabuleiro. Franquias relacionadas, em geral, cobram uma taxa de utilização para jogadores visitantes. Há também a possibilidade de se tornar sócio e usufruir do espaço por um período estipulado.

Algumas luderias possuem um cardápio exclusivo de bebidas próprio para cada clima e época do ano. Ainda há opções de comidas e aperitivos para acompanhar as bebidas e a jogatina.

Muitos clubes de jogos de tabuleiro também possuem lojas para aquisição de produtos do mundo geek. Camisas e canecas personalizadas, além de dados e livros para RPG e bebidas artesanais, são opções que podem ser encontradas nesses locais.

O interesse pelos jogos de tabuleiro tem demonstrado um forte crescimento no Brasil e no mundo. O faturamento mundial vem crescendo a uma taxa de 10% ao ano. Indo contra os avanços da tecnologia, a tendência é que a procura por esses jogos evolua com o passar dos anos.

Como é evidente um aumento na busca de board games, investir em uma franquia de jogos de tabuleiro é uma ótima opção de negócio. Optar por franquias em vez de abrir uma empresa própria é mais vantajoso por uma série de motivos.

Um deles é poder trabalhar com marcas já estabelecidas no mercado, com um negócio anteriormente testado, sendo possível receber um treinamento adequado. Além disso, a possibilidade de ratear os gastos com marketing e ter uma maior garantia de procura são características que tornam a franquia uma boa forma de se iniciar um empreendimento. Com relação especificamente aos jogos de tabuleiro, franquias podem ter vários benefícios.

 

Benefícios de uma franquia de tabuleiria

Invista em diversão

Ser franqueado de um clube de jogos é interessante por utilizar o entretenimento como aliado financeiro. Em um mundo cada vez mais competitivo, a busca por verdadeiros oásis capazes de aliviar o estresse semanal é constante. Aos que gostam de jogos de tabuleiro, as luderias são verdadeiros refúgios que possibilitam conhecer novos jogos e praticar os favoritos.

Trabalhe com aquilo que se gosta

Um ditado muito conhecido diz “trabalhe com aquilo que se gosta e nunca terá que trabalhar”. Isso é uma verdade para aqueles que gostam de jogos de tabuleiro e têm a oportunidade de investir em uma franquia na área.

Saia da crise

A busca por lojas de games tende a crescer à medida que esse mercado se torna conhecido. Ademais, apesar de um aumento na procura, ainda há poucas ofertas de produtos.

Existem algumas tabuleirias se expandindo pelo Brasil. Pesquise sobre como funciona uma tabuleiria, o que é necessário para adquirir uma franquia como essa e estude o mercado na sua região. Trabalhar com o hobbie das pessoas é possível e pode ser muito lucrativo.

Importância dos jogos de tabuleiro para a sala de aula

A importância dos jogos de tabuleiro para a sala de aula é ainda negligenciada. Atividades como essas são capazes de prover ao jogador o desenvolvimento de diversas áreas, não só relacionadas ao entretenimento. Jogos de tabuleiros educativos, além de proporcionarem maior entendimento do que se deseja ensinar, são eficazes no aperfeiçoamento de aspectos cognitivos, sociais e afetivos do praticante.

Exemplos de jogos de tabuleiro educativos

A variedade de jogos é imensa e em algumas vezes acaba confundindo o instrutor no momento da escolha pelo passatempo ideal. É interessante optar por aqueles que supram o propósito didático da disciplina e que incentivem os alunos a aprender de forma lúdica.

Além disso, é essencial evitar materiais que tenham apelo em favor da violência e que estimulem intrigas, já que se deseja manter a harmonia no ambiente escolar. Investir em atividades que durem menos de uma hora é válido para que seja possível começar e terminar em uma única aula.

Jogos de tabuleiros clássicos, como a dama e o xadrez, são eficientes para ensinar sobre concentração. Em aulas breves é preferível a dama, já que uma partida de xadrez pode demorar algumas horas, devendo ser utilizada em eventos e gincanas escolares, por exemplo.

Jogos matemáticos de tabuleiro também são ótimas maneiras de instruir sobre os números. Relacionados a esse conteúdo há diversos materiais disponíveis e acessíveis para auxiliar o professor a dinamizar ainda mais as suas aulas.

Muitos dos jogos antigamente conhecidos foram reformulados para se tornarem mais atraentes aos novos participantes. Essa estratégia beneficia as instituições que desejam elaborar aulas diferenciadas e incentivar seus alunos a aprenderem de uma forma singular e divertida.

O planejamento para aulas lúdicas utilizando esse material deve ser realizado com atenção. É primordial verificar a quantidade de jogadores, a divisão das equipes e o que pode ser aprendido com a atividade. Considerando essas questões, tarefas desse tipo só trazem benefícios. Veja alguns logo a seguir.

Benefícios dos jogos de tabuleiro para a sala de aula

Aumente a concentração
Por manterem a mente sempre em atividade, pessoas que participam desses jogos são mais concentradas e possuem maior foco em suas atividades. Crianças concentradas são mais produtivas, além de mais felizes e bem-sucedidas.
Incentive o trabalho em equipe

Ao se relacionar com seus parceiros em atividades, os alunos aprendem a respeitar as diferenças entre cada um e a considerar as diferentes habilidades dos colegas participantes. Pessoas que sabem trabalhar bem em equipe se tornam ótimos líderes.

Ensine sobre regras
Em jogos de tabuleiro as crianças entendem que, dependendo do passatempo, há distintas normas. Isso faz com que elas aprendam sobre disciplina e ordem. Alguns estudos demonstram o quanto a utilização de brincadeiras pode interferir no comportamento de uma criança.

Muitos pedagogos e diretores de escolas vêm se dedicando a empregar essas atividades no ensino, porém alguns desafios podem ser enfrentados principalmente com relação ao treinamento dos professores que deverão exercer essas práticas.

Para auxiliar nessa questão há algumas tabuleirias, como a franquia Lends Club, que além de proporcionarem aulas mais dinâmicas, concedem oficinas e formação para os professores que ministrarão as matérias.

É possível oferecer lições mais interativas aos estudantes sem se preocupar com a qualidade do material ou com a orientação dos profissionais que as aplicarão. Procure por uma empresa especializada em jogos de tabuleiro para a sala de aula e amplie a capacidade cognitiva dos seus alunos.