A importância dos jogos de tabuleiro para a sala de aula é ainda negligenciada. Atividades como essas são capazes de prover ao jogador o desenvolvimento de diversas áreas, não só relacionadas ao entretenimento. Jogos de tabuleiros educativos, além de proporcionarem maior entendimento do que se deseja ensinar, são eficazes no aperfeiçoamento de aspectos cognitivos, sociais e afetivos do praticante.

Exemplos de jogos de tabuleiro educativos

A variedade de jogos é imensa e em algumas vezes acaba confundindo o instrutor no momento da escolha pelo passatempo ideal. É interessante optar por aqueles que supram o propósito didático da disciplina e que incentivem os alunos a aprender de forma lúdica.

Além disso, é essencial evitar materiais que tenham apelo em favor da violência e que estimulem intrigas, já que se deseja manter a harmonia no ambiente escolar. Investir em atividades que durem menos de uma hora é válido para que seja possível começar e terminar em uma única aula.

Jogos de tabuleiros clássicos, como a dama e o xadrez, são eficientes para ensinar sobre concentração. Em aulas breves é preferível a dama, já que uma partida de xadrez pode demorar algumas horas, devendo ser utilizada em eventos e gincanas escolares, por exemplo.

Jogos matemáticos de tabuleiro também são ótimas maneiras de instruir sobre os números. Relacionados a esse conteúdo há diversos materiais disponíveis e acessíveis para auxiliar o professor a dinamizar ainda mais as suas aulas.

Muitos dos jogos antigamente conhecidos foram reformulados para se tornarem mais atraentes aos novos participantes. Essa estratégia beneficia as instituições que desejam elaborar aulas diferenciadas e incentivar seus alunos a aprenderem de uma forma singular e divertida.

O planejamento para aulas lúdicas utilizando esse material deve ser realizado com atenção. É primordial verificar a quantidade de jogadores, a divisão das equipes e o que pode ser aprendido com a atividade. Considerando essas questões, tarefas desse tipo só trazem benefícios. Veja alguns logo a seguir.

Benefícios dos jogos de tabuleiro para a sala de aula

Aumente a concentração
Por manterem a mente sempre em atividade, pessoas que participam desses jogos são mais concentradas e possuem maior foco em suas atividades. Crianças concentradas são mais produtivas, além de mais felizes e bem-sucedidas.
Incentive o trabalho em equipe

Ao se relacionar com seus parceiros em atividades, os alunos aprendem a respeitar as diferenças entre cada um e a considerar as diferentes habilidades dos colegas participantes. Pessoas que sabem trabalhar bem em equipe se tornam ótimos líderes.

Ensine sobre regras
Em jogos de tabuleiro as crianças entendem que, dependendo do passatempo, há distintas normas. Isso faz com que elas aprendam sobre disciplina e ordem. Alguns estudos demonstram o quanto a utilização de brincadeiras pode interferir no comportamento de uma criança.

Muitos pedagogos e diretores de escolas vêm se dedicando a empregar essas atividades no ensino, porém alguns desafios podem ser enfrentados principalmente com relação ao treinamento dos professores que deverão exercer essas práticas.

Para auxiliar nessa questão há algumas tabuleirias, como a franquia Lends Club, que além de proporcionarem aulas mais dinâmicas, concedem oficinas e formação para os professores que ministrarão as matérias.

É possível oferecer lições mais interativas aos estudantes sem se preocupar com a qualidade do material ou com a orientação dos profissionais que as aplicarão. Procure por uma empresa especializada em jogos de tabuleiro para a sala de aula e amplie a capacidade cognitiva dos seus alunos.