Você sabe o que significa o conceito de gamificação nas empresas? Nunca ouviu falar? Apesar de ser um termo comum atualmente, muitas pessoas ainda não ouviram falar sobre isso ou não sabem ao certo o significado. Se esse for o seu caso também, então continue lendo este artigo para descobrir.

O que é gamificação nas empresas?

O termo vem da palavra gamification que nada mais é do que uma estratégia usada na atualidade por empresas através de games. Após ser introduzida, essa estratégia vem ganhando cada vez mais força, tanto no Brasil quanto no mundo todo, e existem inúmeras empresas que hoje já usam a gamificação.

E não é para menos, afinal as pessoas tendem a se envolver muito facilmente em jogos, pois eles têm o poder de capturar a atenção e fazer com que haja uma interação maior. Já reparou quantos adultos gostam de jogar videogames e jogos em geral?

Nesse sentido, a gamificação nas empresas trouxe inúmeras vantagens, e separamos as cinco principais para você entender melhor esse assunto.

Vantagens da gamificação para empresas

A gamificação nas empresas é um processo acessível

Há pouco tempo atrás, os treinamentos empresariais eram, em sua maioria, monótonos, com aulas presenciais, manuais, livros, etc. Normalmente, os funcionários pouco absorviam o conteúdo repassado e a cada viagem de negócios precisavam folhear o manual para relembrar o que foi transmitido.

Com a gamificação, os treinamentos passaram a ser mais dinâmicos e acessíveis a um maior número de funcionários.

Através dos jogos, os colaboradores da empresa passaram a absorver o conteúdo de forma mais fácil, não precisando recorrer a antigos manuais em caso de dúvidas.

É surpreendentemente divertido

Ao aplicar a gamificação em treinamentos e deixar a criatividade falar mais alto, criando inclusive níveis de conquista dentro do jogo, o funcionário irá se divertir aprendendo.

Isso ocorre porque ele acaba “viciando” no jogo e, quanto mais ele jogar para passar de fase, mais ele aprenderá sobre o assunto de forma divertida.

Pare para pensar: quantos funcionários irão sair da empresa após o expediente para ler um manual de treinamento? E quantos passarão a noite jogando? É uma grande diferença, não é mesmo?

Gera uma competição saudável

Qualquer tipo de jogo, seja ele presencial ou eletrônico, tem sempre um ganhador e um perdedor, ou até mesmo um empate.

Isso estimula as pessoas, uma vez que elas procuram dar o melhor de si para saírem vencedoras. Por essa razão, a gamificação gera uma competição saudável e, quanto maior a dedicação do colaborador no jogo, maiores serão as chances de ele ganhar. Logo, quem está ganhando de verdade é a empresa com funcionários mais comprometidos.

Estímulo através de recompensas

Mais do que vencer, a recompensa é a conquista que todos buscam quando disputam um campeonato, não é mesmo?

Todos querem ser campeões para receber um troféu ou até mesmo um prêmio pelo desempenho e dedicação.

Nesse sentido, a empresa precisa criar um plano de recompensa, que ao final será distribuído para o funcionário vitorioso ou para a equipe vitoriosa, dependendo da dinâmica do jogo.

Gera insights gerenciais

Através dos jogos, os gerentes podem acompanhar o desempenho da sua equipe e avaliar quais são os colaboradores que estão jogando, quais estão encontrando dificuldades, quais estão se destacando e quais não estão jogando.

Com isso, é possível criar estímulos para os que não estão jogando interagirem mais, ajudar aqueles que estão enfrentando mais dificuldades e bonificar os que estão se destacando, gerando uma competição sadia e proveitosa para todos.

Como você pode observar, as vantagens de aplicar a gamificação nas empresas são grandes e, por esse motivo, já existem inúmeros exemplos de organizações que fazem isso. Então, mãos à obra!